Saúde Bucal. Por quê é tão importante mantê-la?
22 de junho de 2020
A boca é considerada uma porta de entrada para milhões de bactérias que aí vivem naturalmente. É o primeiro órgão do trato digestivo. É onde se inicia a digestão dos alimentos. Por isso a importância dos dentes! Os dentes exercem a função de mastigação (quebra dos alimentos em estrutura menores) e juntamente com a saliva, fazem o bolo alimentar. Além disso, os dentes auxiliam na fala, no suporte dos lábios, mantendo um perfil harmônico, ou seja, estético! A falta de dentes dá à fisionomia um aspecto de velhice precoce, pois eles dão forma e expressão ao rosto e à boca. Pessoas desdentadas apresentam dificuldades para alimentação, problemas relacionados à digestão, alteração no gosto dos alimentos, dificuldades para falar, dificuldade de relacionamento social e até mesmo profissional. A falta dos dentes interfere até mesmo no humor da pessoa! Altera o estado emocional e tem relação direta com a qualidade de vida!
No intuito de manter a boca livre de infecções e sem doenças, devemos procurar ter hábitos saudáveis como:
- Alimentação balanceada e saudável, evitando alimentos que contenham açúcar;
- Escovar os dentes após as refeições e usar regularmente o fio ou fita dental;
- Realizar o auto-exame bucal para verificar o aparecimento de qualquer alteração de normalidade;
- Não fumar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas;
- Visitar regularmente o seu dentista.
Existem algumas doenças comuns que acometem as estruturas bucais que serão esclarecidas a seguir:
Cárie: Os microrganismos que habitam naturalmente a boca, as bactérias, juntamente com restos alimentares, fixam-se aos dentes formando uma camada muito fina chamada placa bacteriana. A placa bacteriana alimenta-se principalmente do açúcar que ingerimos com os alimentos e, quando não é removida periodicamente, desenvolve-se bastante. Como resultado da digestão do açúcar, as bactérias cariogênicas produzem ácidos que vão destruindo lentamente os dentes. A destruição do dente causando uma cavidade (buraco) é conhecida como cárie.
Gengivite: É a inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, pela má higiene bucal. A gengiva torna-se vermelho intenso, inchada, brilhante e com sangramento ao mínimo toque.
Doença periodontal: É o comprometimento dos tecidos de suporte dos dentes pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dentárias. A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, diabetes, tabagismo, etc. A doença periodontal causa mobilidade dos dentes e com a progressão da doença, o paciente perde os dentes.
Existem várias razões para você se dedicar à higiene bucal e visitar regularmente o seu dentista. Veja abaixo alguns motivos importantes:
- Aspecto saudável
- Boa aparência
- Manutenção dos dentes naturais
- Hálito agradável
- Boa digestão
- Bom relacionamento social
- Diagnóstico precoce de lesões bucais